Pacientes

Informações e Orientações

O que é Anestesia?

No dia 16 de outubro de 1846 no Massachusetts General Hospital em Boston, Willian Morton marcou a história com a primeira demonstração pública de um procedimento cirúrgico com anestesia. E foi um sucesso.

Desde então a Anestesiologia não parou de evoluir e cada vez mais a especialidade melhora suas habilidades e assim a segurança para o paciente, sendo que o principal objetivo da anestesia continua até hoje em ajudar os pacientes a passarem por procedimentos e cirurgias com tranquilidade e segurança.

A Anestesia em si consiste em um estado temporário de ausência de dor, incômodos e outras sensações que poderiam interferir negativamente tanto para o paciente quanto para o procedimento.

Podemos dividir os tipos de anestesia em Anestesia Geral e Anestesia Regional.

• Anestesia Geral:
Na anestesia geral, o paciente fica dormindo profundamente, incapaz de se mover e sem sentir nenhum tipo de dor, incômodo ou estímulo externo. Mas não se preocupe pois durante esse período de sono profundo você será acompanhado de perto pelo Anestesiologista que ficará ao seu lado durante todo o tempo.

• Anestesia Regional:
A anestesia regional é um procedimento anestésico usado em cirurgias mais simples, onde o paciente pode permanecer acordado ou dormindo tranquilamente. Este tipo de anestesia bloqueia a dor em apenas uma determinada região do corpo, como um braço, uma perna ou toda a região inferior do corpo, abaixo do abdômen.
Tipos de anestesia regional:
• Raquianestesia
• Peridural
• Bloqueio segmentar (braço, mão, perna)

Consulta pré-anestésica

Antes de toda cirurgia ou procedimento agendado você deve nos procurar e marcar uma Consulta Pré-Anestésica.

Nessa importante etapa de preparação ocorre uma troca de informações imprescindíveis entre você e o anestesista. Na consulta o anestesista perguntará para você sobre suas alergias, doenças atuais e passadas, hábitos de vida, medicamentos em uso, cirurgias prévias, analisará exames laboratoriais e exames de imagem. Isso faz parte do conjunto de preparação para o dia da cirurgia/procedimento.

Você poderá tirar todas as dúvidas, fazer perguntas e esclarecer tudo sobre a anestesia.

Também nesse momento o anestesista passará a você as orientações prévias ao procedimento como: tempo de jejum, medicamentos a serem suspensos ou acrescentados, exames complementares.

Assim, esclarecidas as dúvidas e com todas essas informações anotadas nos preparamos melhor e levamos conforto e segurança a você de forma personalizada.

Jejum

O jejum pré-operatório é uma parte muito importante do processo anestésico-cirúrgico.

Na consulta pré-anestésica o anestesista irá conversar e orientar perfeitamente sobre o tempo de jejum.

Parece uma coisa simples ficar sem comer ou beber nada por algumas horas, mas essa simples mudança antes de uma cirurgia ou procedimento é de extrema importância para manter a segurança do paciente durante o procedimento ou cirurgia.

Não seguir as orientações do jejum pode causar o cancelamento do procedimento, mas o pior é que pode colocar em risco a sua vida , pois estômago cheio é perigoso durante qualquer tipo de procedimento ou cirurgia.

Portanto não se esqueça: o tempo de jejum é importantíssimo e siga as orientações sobre o jejum que o anestesista irá passar na consulta pré-anestésica

Durante a cirurgia

Enquanto você estiver sob os nossos cuidados você será monitorado obrigatoriamente em qualquer cirurgia ou procedimento quanto a atividade elétrica cardíaca (cardioscopia), a pressão arterial e a oxigenação do sangue (oximetria de pulso). Na anestesia geral também monitoramos a sua respiração (capnografia).

O anestesista irá controlar durante a cirurgia, qualquer alteração aguda que venha a acontecer com você bem como quaisquer condições crônicas que você tenha, como asma, diabetes, hipertensão arterial e problemas cardíacos. Enquanto o cirurgião realiza o tratamento adequado nós estaremos te ajudando a passar por esse momento de forma tranquila.

Você irá acordar ainda na sala de cirurgia quando o procedimento for considerado simples ou pode ser encaminhado para a UTI (unidade de tratamento intensivo), a depender da sua condição de saúde e da complexidade do procedimento cirúrgico. De qualquer maneira o anestesista irá acompanhar você até a Sala de Recuperação Anestésica ou até a UTI.

Pós-anestesia

Após a anestesia, você será encaminhado para a Sala de Recuperação Anestésica dentro do Centro Cirúrgico, onde permanecerá monitorizado até que esteja bem acordado, e com condições para retornar ao seu quarto.

Alguns pacientes podem precisar de cuidados médicos especiais devido à complexidade da cirurgia ou histórico de saúde e poderão ser encaminhados para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

RECOMENDAÇÕES APÓS A ANESTESIA:

• Tenha um acompanhante adulto durante e após a alta hospitalar e se possível nas primeiras 24 horas após a anestesia.

• Não deve dirigir, operar máquinas, nem assinar documentos importantes nas primeiras 24 horas após a anestesia.

• Não tome nenhuma medicação que não tenha sido recomendada pelo seu médico, nem tome bebidas alcoólicas.

• Retorne às suas atividades rotineiras conforme estabelecido pelo seu médico.

Obrigado e Boa Anestesia